Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Dicas de saúde que ajudam no seu bem-estar

Postado em 09/08/2019



1. Dormir mais

 

A Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN) garante que quatro milhões de espanhóis sofrem de insônia. E o resto, embora possam fechar os olhos, ficam assistindo televisão até tarde apesar de ter que madrugar no dia seguinte. É evidente que nos faltam horas de sonho, entre sete e oito horas é o necessário. Essa carência acaba nos deixando menos dispostos durante o dia.

 

2. Seguir uma dieta alimentar saudável

 

A alimentação é outro fator que influi: a falta de vitaminas reduz a luminosidade, e o consumo excessivo de gorduras nos faz ganhar quilos e parecer ter alguns anos a mais. Devemos aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes e azeite de oliva e diminuir as frituras, os doces e a carne vermelha.

 

3. Beber mais água

Beber mais água ajuda o organismo a funcionar melhor, mas sem excessos. Beber muita água pode diminuir os níveis de sódio no sangue. Para saber a quantidade certa de água para consumir, basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Assim, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 2,1 litros de líquido por dia. É um cálculo geral, já que a necessidade de água depende também do estilo de vida da pessoa.

 

 

4. Controlar o consumo de álcool

 

O abuso de bebidas alcoólicas produz a desidratação do corpo e prejudica seu funcionamento e principalmente no que se refere aos reflexos, memória e o nossos cinco sentidos básicos de uma forma geral.

 

5. Praticar exercício moderado de forma habitual

 

Não é necessário manter-se na academia durante três horas seguidas uma vez por semana, mas em fazer exercícios moderados diariamente. É o que recomenda pesquisadores da Universidade McMaster (Ontário, Canadá).

 

6. Não fumar

 

Todos já sabem os malefícios que o cigarro causa ao nosso organismo e para as pessoas que estão à nossa volta, mas é sempre importante alertar aos perigos relacionados ao fumo. Uma vida sem cigarro é uma vida com mais saúde.

 

7. Proteger-se do sol

 

Segundo o Instituto Geriátrico de Madri, o principal agente externo do envelhecimento precoce é a exposição aos raios do sol, que destrói o colágeno e a elastina da pele e, por conseguinte, reduzem o suporte estrutural da mesma. Além de ser o causador de várias doenças de pele. Para prevenir tais efeitos, a solução é aplicar protetor solar diariamente, inclusive nos dias nublados, em todas as partes expostas do corpo: rosto, pescoço, mãos, braços etc.

 

O ASSIM SAÚDE espera que adote essas práticas para sua vida.